Ano novo, emprego novo?

2011 começou e vc está pensando em mudar de emprego?

Por acaso, outro dia ouvi um rapaz no ônibus, lamentando sobre a qualidade dos currículos que recebeu para seleção de uma vaga, na empresa onde trabalha. E particularmente, na minha experiência profissional, algumas das empresas onde trabalhei me chamaram para conversar por conta do meu currículo. Outras vezes foi por indicação, resultado de quando a gente faz algo que gosta, bem feito.

A partir daí, encontrei algumas dicas em sites especializados sobre o que fazer e o que não fazer na hora de elaborar o currículo. Vamos lá:

Organização de informações: Relacione as informações por prioridade (escolaridade, experiência profissional, atividades extracurriculares). Os dados pessoais vem sempre antes, mas não divulgue número de documentos. Na hora de expôr sua experiência profissional, enumere em ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.

Grafia e ortografia: Dominar a Língua Portuguesa é um requisito básico e fundamental de qualquer processo seletivo. Por isso, fique atento para não cometer erros de ortografia, concordância e até mesmo de digitação no currículo. Use uma linguagem formal. Gírias, trejeitos e expressões populares são para conversas casuais.

Conteúdo: Coloque somente as informações úteis e necessárias. Deixe para contar detalhes destas informações em uma provável entrevista. É claro que deve citar locais onde trabalhou, bem como o período em que esteve em cada empresa. Também não coloque informações que não são verdadeiras. Caso seja submetido a um teste prático, você pode se complicar.

Objetivo: Coloque informações claras e direcionadas para a área que pretende. Não adianta nada informar sobre seu curso de história da arte se estiver procurando algo na área comercial, por exemplo. O objetivo é uma das partes mais importantes do currículo, onde você pode indicar o que está procurando. É nessa parte também, que expõe a pretensão salarial, caso seja requisitado na vaga que vai se candidatar.

Foto: só insira sua foto no currículo caso seja requisitado.

Estética: A forma como vai se apresentar para uma empresa começa pelo currículo. Fazer uma boa diagramação é deixar o currículo limpo, legível, com destaque nas informações mais importantes. Caso seja de alguma área de criação, trabalhar com cores e formas é outra forma de mostrar um pouco do seu trabalho, com cuidado para não perder a seriedade do documento. Nesse caso, o portifólio também conta muito na hora da entrevista.

Abaixo tem dois modelinhos de currículo. O primeiro mas básico, usei desde o começo da minha vida profissional, só fui acrescentando as informações… até que em 2008 refiz a diagramação e coloquei umas cores, pois a área em que trabalho permite/aceita.

 

 

Espero ter ajudado de alguma forma e que todos nós tenhamos muito sucesso profissional em 2011!!

Beijos =*

Anúncios

Um comentário sobre “Ano novo, emprego novo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s