Colour Block na Arquitetura

Um dos assuntos mais comentados no mundo da moda é o Colour Block (é assim que se escreve), tendência que consiste em uma combinação de cores vibrantes, quebrando a monotonia do visual.

Este termo já é usado há algum tempo na arquitetura, com o mesmo conceito e aplicado das mais diversas formas.

O jeito minimalista, que usa uma cor forte em um objeto (ou alguns), que se destaca em relação ao ambiente.

Nos ambientes dentro da casa, deixando o espaço mais alegre e descontraído:

       

       

Não há uma regra, apesar de haver inúmeros estudos sobre cores e ambientes, cromoterapia, feng shui e etc… a pessoa que vai habitar o espaço é que pode escolher a combinação (ou descombinação) de cores para o espaço.

Porém, por se tratarem de cores fortes, é recomendado que façam um teste antes, com uma fotografia do espaço modificada em programas de edição de imagem, ou ainda, é claro, com a ajuda de um arquiteto.Tudo isso por segurança dos moradores, que podem não gostar do resultado final.
O fato é que as cores vibrantes vão trazer um “quê” a mais para os edifícios e transformar pequenas saletas brancas ou grandes blocos de concreto cinza em espaços característicos dos seus usuários.

Um ótimo exemplo é o projeto Favela Painting, que aconteceu no Morro Santa Marta no Rio de Janeiro. O projeto, liderado por dois artistas holandeses, levou ao morro a oportunidade de aprender uma profissão, quando os patrocinadores ensinaram os moradores voluntários a trabalhar com todos os materiais envolvidos na pintura.

O resultado pode ser conferido logo na entrada da favela, na praça Cantão.

Este é um dos passeios imperdíveis para quem for ao Rio de Janeiro. Bem pra turistas, na verdade. A favela é próxima do bairro de Botafogo e é super famosa porque foram lá as gravações do clipe do Michael Jackson para a música They don’t care about us.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s