Qualquer semelhança sobre metrô…

Senta, que lá vem história.

Londres, charmosa pelas suas construções medievais, pelo seu clima melancólico de dias nublados e chuvosos. Cidade conhecida pela sua pontualidade onde todas as tardes, toca o Big Bang, avisando que está na hora do chá. Cidade presente até nas histórias de ficção, fazendo de uma de suas estações de trem, cenário para o portal de passagem para o vilarejo que leva a mágica Escola de Hogwarts, em Harry Potter.

Londres tem cerca de 1580km² de extensão, que abriga os seus quase 9 milhões de habitantes, espalhados por 32 distritos…

Falando em Londres e falando em trens, Londres é conhecida por ter a maior malha ferroviária do mundo, isso se já não tiver sido ultrapassada por Pequim. Londres tem 11 linhas ferroviárias e 270 estações espalhadas em seus cerca de 400km de extensão linear.

Mas não, esta não é só uma mera coincidência. Este post se refere a São Paulo. Selva de Pedra, cidade da garoa e de tantos outros rótulos…

Acontece que a grande manchete dos jornais dos últimos dias foi a desistência do governo na implantação de uma estação de metrô num bairro de elite em São Paulo, tudo isso por conta dos protestos dos moradores.

Então vamos às estatísticas:

São paulo tem 1.522 km² de extensão, divididos em 31 distritos que abrigam seus mais de 11 milhões de habitantes. Pois bem, o que é o considerado melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina possui, atualmente, 62 estações em seus 70,6km de extensão, para ser mais exata. Os dados são oficiais do site do metrô.

Tem alguma diferença aí, né?

Se o metrô pode não ser um benefício para os moradores locais, que seja para quem vem de longe!

Ter menos de 20% das linhas de metrô que uma cidade com menos habitantes tem, é praticamente inadmissível. Eu me pergunto, dia após dia: se os japoneses, depois do terremoto e tsunami que avassalaram uma região, conseguiram reerguer novas rodovias em apenas 7 dias, o que é que estamos fazendo que a linha amarela do metrô não fica pronta nunca?

Quando a linha amarela foi anunciada, a previsão era que fosse inaugurada em 2008 e estava super feliz que poderia usar o metrô no meu último, de cinco anos de faculdade. Até agora, 4 estações da linha amarela foram inauguradas… quando a informação até onde me lembro que chegou, era que, após o acidente na estação Pinheiros (inaugurada ontem por sinal), nenhuma estação seria inaugurada até que todas estivessem prontas. Pois bem. Há muita informação desencontrada e uma insatisfação por parte dos usuários, porque o que está operando, não opera em tempo integral.

E o que você tem a dizer a respeito?

Esse assunto será abordado de outras formas aqui. Tenho muito a dizer sobre a cidade e estou descobrindo (e desenvolvendo) uma paixão ainda maior pelo assunto. =)

Anúncios

Um comentário sobre “Qualquer semelhança sobre metrô…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s