SPTrans: Linha 719P, um desabafo desordenado

Os usuários da linha 719P – Pinheiros/ Armênia (viação Gato Preto) que seguem no sentido de Pinheiros todas as manhãs, rumo aos seus locais de trabalho se surpreenderam hoje com a mudança no itinerário da linha.

A linha, que antes passava pela rua Silva Pinto, Al. Cleveland e Rua Helvétia agora segue, depois da Silva Pinto, pela Al. Nothmann e Av. Rio Branco, para depois voltar à rua Helvétia e seguir seu caminho.

A alteração do itinerário, por menor que tenha sido, não foi informada pela SPTrans, mas já era esperada e dou 3 motivos para que essa alteração tenha sido feita.

1. Ali no início da rua Helvétia, é possível encontrar diariamente um aglomerado de pessoas (eu diria que somos nós que invadimos a “moradia” deles),  dependentes do crack e de outras drogas comercializadas na região.

2. Neste mesmo trecho, um quarteirão foi desapropriado e completamente destruído, para a construção de um teatro de dança, projeto arquitetônico do escritório Herzog & De Meuron, sim, os mesmo do Ninho do Pássaro na China.

3. Ali na Al. Nothmann, onde o ônibus passa agora, será inaugurado, no próximo dia 27 de agosto a unidade Bom Retiro do SESC.

O que os usuários da linha poderiam saber:

– O novo caminho do ônibus vai passar pela entrada do SESC, o que é ótimo para os usuários, porém, havia um ponto na Al. Cleveland, ainda no muro do SESC.

– Essa alteração atrasa a viagem do passageiro, porque passa por cerca de 3 ou 4 semáforos a mais do que antes e pega maior fluxo do que do caminho anterior.

– Isso não seria uma estratégia da prefeitura para “mascarar” a realidade que acontece ali na região? Não duvido que a partir de agora, com um terreno vazio ali do lado e moradores reclamando da falta de segurança, se inicie um processo de ELIMINAÇÃO da Cracolândia.

– Hoje, a Estação Júlio Prestes abriga um dos locais de mais alto nível cultural da cidade, a Sala São Paulo e em breve, com o processo de revitalização da área, será parte de um complexo cultural de São Paulo. As obras já começaram, talvez por isso também a linha tenha sido alterada.

Aqui na foto (revista Veja São Paulo, junho de 2011), o simpático cobrador Chicão, da linha 719P, amigo dos passageiros!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s