Filet Mignon Suíno com Brócolis e Tempero Oriental

Essa onda de gourmetização das coisas é uma chatice, na minha opinião. Também não curto postar foto da refeição, a não ser que seja em uma mesa lindamente posta.
Mas me aventuro até que bastante na cozinha e acompanho alguns programas de gastronomia, que me fazem aprender um pouquinho e querer inovar. Acredito que grande parte das pessoas quer comer bem gastando pouco e sem ficar horas na frente do fogão. Por isso eu amo o Refeições em 15 minutos de Jamie Oliver.
Cozinhar é também uma forma de transmitir sentimentos. Em um dia não muito bom, aquele bolo delicioso pode não ficar bem assado, ou você pode não conseguir acertar o sabor da comida no jantar e ficar tudo meio sem graça. Você pode até não saber cozinhar, mas se gostar, vai conseguir transmitir isso em um prato que fizer, porque vai caprichar.
Aqui em casa, geralmente o cardápio não varia muito. Arroz e feijão, uma verdura ou legume, alguma carne e salada.

Nos últimos tempos, aumentamos o consumo de carne suína pelo simples fato de ser mais barata e isso tem me incentivado a experimentar novas formas de preparar, sem que seja cheia de óleo e tal. A receita de ontem eu encontrei no site da Revista Viva Saúde, substituí o filet mignon bovino por suíno e vou te dizer: ficou divina! Legal que já mistura a verdura, brócolis que eu adoro!!

Pra quem quiser reproduzir, segue:

carne_com_brcolis

Carne com brócolis

Ingredientes 

  • 200 g de filé mignon fatiado
  • 150 g de brócolis
  • 5 g de sal
  • 15 ml de molho de soja
  • ½ dente de alho picado
  • 1 pitada de açúcar
  • 1 pitada de pimenta-do-reino branca
  • 60 ml de óleo de soja
  • 1 talo de cebolinha verde em rodelas
  • 1 unidade de clara de ovo
  • 5 g de amido de milho
  • 10 ml de água
  • 6 gotas de óleo de gergelim torrado
  • ¼ colher (chá) de gengibre

Modo de preparo
Misture a clara com a metade do sal e o amido. Banhe a carne na mistura. Aqueça metade do óleo e frite a carne por um minuto. Tire do fogo e deixe escorrer. Na mesma panela, aqueça mais 15 ml de óleo e doure o alho, o gengibre e 1 colher de sopa da parte branca da cebolinha. Junte brócolis, sal, molho de soja, açúcar e pimenta. Junte a carne e cozinhe por cinco  minutos. Finalize colocando o amido de milho dissolvido, mais 15 ml de óleo, a cebolinha e o óleo de gergelim.

Algumas informações contidas no site da Viva Saúde:

Apesar de vilanizada pelos vegetarianos, a carne é um alimento
importante para o ser humano, quando consumida nas quantidades adequadas, é claro! Normalmente, a carne vermelha contém mais gorduras do que os outros tipos, mas, por outro lado, é rica nos aminoácidos essenciais de que precisamos para manter o organismo funcionando corretamente. Isso porque essas substâncias são como tijolinhos para o nosso corpo, e tipos diferentes compõem construções variadas de células e tecidos. Como nem todos os aminoácidos são produzidos por nós, é importante que eles sejam obtidos por meio da alimentação. As proteínas são formadas por eles, e aquelas com mais alto valor biológico, ou seja, mais aminoácidos essenciais, são as carnes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s